De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019 pela Fleishman Hillard, 70% dos consumidores buscam hoje serviços e produtos de empresas que se preocupam com impacto social. Mas como definimos impacto social? Objetivamente, podemos entender o impacto social como a forma como as empresas afetam positivamente a comunidade onde estão inseridas, a sociedade e, indo além, o meio ambiente.
Dentro desse universo, um dos pontos que afetam a escolha dos consumidores é a forma como as corporações tratam seus colaboradores. Um ambiente de trabalho acolhedor, direitos trabalhistas e experiências para o desenvolvimento de habilidades estão entre os aspectos observados. Outro ponto importantíssimo é a diversidade, já que, cada vez mais, consumidores e empresas vêm se preocupando em diversificar o perfil de seus colaboradores, o que leva diferentes pontos de vista e perfis de trabalho para dentro das corporações.
E qual o papel dos Programas de Aprendizagem? Quando pensamos em diversidade dentro das empresas, um ponto a ser observado são as diferentes faixas etárias dos funcionários. Ao cumprirem sua cota de aprendizagem, as empresas ampliam o número de jovens dentro de sua instituição, colaborando com a diversidade de olhares e práticas profissionais.
Junto disso, as instituições estão gerando impactos na vida dos jovens, oferecendo uma primeira oportunidade de trabalho, mas também garantindo, como prevê a legislação, que o jovem siga na escola. A família e a comunidade onde os aprendizes estão inseridos também se beneficiam, já que muitos jovens saem de cenários de subemprego e insuficiência econômica e são incluídos num contexto de formalização do trabalho.
Com esse tipo de iniciativa, empresas reforçam para seus consumidores que se preocupam com seu capital humano, social e com o futuro dos jovens.