1º de setembro – Dia do profissional de educação física
Responsável por promover e incentivar a saúde da sociedade através de atividades físicas, o profissional de Educação Física é celebrado no dia 1º de setembro. A data escolhida remete à lei nº 9.696 que regularizou o profissional de educação física em nível federal e foi criada em 1º de setembro de 1989.
Para exercer a profissão, o profissional de educação física deve estar registrado no CONFEF (Conselho Federal de Educação Física).
3 de setembro – Dia do biólogo
Responsável por estudar as formas de vida existentes no mundo, o biólogo tem sua profissão celebrada em 03 de setembro, data em que em 1979 a lei nº 6.684 regulamentou a profissão. Nesta mesma data foi criado o CFBio (Conselho Federal de Biologia), conselho no qual todo profissional de biologia deve estar registrado para exercer sua profissão legalmente.
9 de setembro – Dia do administrador
A profissão de administrador foi regulamentada no dia 9 de setembro de 1965, com a assinatura da Lei nº 4.769. Quem faz Administração encontra um mercado de trabalho bastante amplo, já que esse profissional é figura-chave para organizações de todos os tamanhos e setores, tanto no âmbito público quanto no privado. Entre as principais áreas de atuação estão: recursos humanos, gestão, logística, controladoria, vendas e empreendedorismo.
9 de setembro – Dia do médico veterinário
A profissão de veterinário, no Brasil, foi regularizada após a criação do Decreto Lei nº 23.133, em 9 de setembro de 1933. Responsável pela saúde e bem estar dos animais, o médico veterinário tem ainda outras possibilidades de atuação profissional, como no agronegócio e produção animal, na vigilância e inspeção, além da pesquisa e ensino universitário.
21 de setembro – Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência
Setembro é o mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência e o movimento tem reflexos também no mundo do trabalho. No dia 21, comemora-se oficialmente o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de dar visibilidade à causa e reivindicar mais respeito e ampliação de direitos.
O Dia Nacional foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.