Bem-vindo ao Blog do

logoAprendiz.png

Data da publicação

Como atuam as entidades cooperativistas?

Como o sistema cooperativista organiza sua atuação? Nesta publicação falaremos das entidades organizadoras do sistemas cooperativista nacional. Como referência, utilizamos o material didático da disciplina de Cooperativismo do Aprendiz Coopeeb. Ou seja, este é um tema trabalhado em sala de aula, quando nossos aprendizes aprofundam as discussões para posteriormente colocar em prática durante a execução da parte prática de sua formação.

Com o intuito de organizar o sistema cooperativista, ao longo do tempo foram sendo criadas entidades próprias para este fim, tanto no âmbito nacional quanto  internacional. Em 1895, foi constituída a ACI, Aliança Cooperativa Internacional, como uma associação não-governamental independente, com a função de preservar e defender os princípios cooperativistas. A sede principal está localizada na cidade de Bruxelas, na Bélgica, mas ela conta com outras quatro sedes continentais, localizadas nos continentes americano, europeu, asiático e africano.

No continente americano, a sede está localizada em San José, Costa Rica. Cada sede continental tem estrutura própria, conselho de administração e direção. Atualmente, a ACI representa mais de um bilhão de cooperativistas ao redor do mundo, distribuídos num número estimado de 3 milhões de cooperativas, sendo o órgão máximo do cooperativismo mundial (ICA, 2019). 

No Brasil, o organismo responsável pela representação das cooperativas é a Organização das Cooperativas Brasileiras. A OCB foi criada em 1969 e é uma sociedade civil sem fins lucrativos com neutralidade política e religiosa. A entidade tem como principal objetivo  defender os interesses do cooperativismo nacional. Além disso, a fim de fomentar o cooperativismo, foram criadas ainda outras entidades, com finalidades específicas.

Na educação, foi criado, em 1998, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), com o intuito de responsabilizar-se pelo ensino e formação profissional, além da promoção social dos trabalhadores, associados e funcionários de cooperativas brasileiras. Em 2005, foi criada a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), responsável pela representação sindical das cooperativas e buscando atuar na defesa dos interesses da categoria econômica, coordenando o Sistema Sindical Cooperativista. Esses órgãos trabalham conjuntamente, formando o Sistema OCB.

Em 2011, foi fundada, em Porto Alegre, a primeira faculdade específica para a formação e qualificação do cooperativismo, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Opções de compartilhamento

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Telegram