No post de hoje damos continuidade ao tópico profissões, com base nas datas comemorativas do mês de fevereiro! Esperamos que as informações que elencamos possam ser úteis nas escolhas profissionais dos nossos aprendizes.
01/02 – Dia do Publicitário
A profissão de publicitário é uma ótima oportunidade para criativos e criativas, que pretendem trabalhar em ambientes descontraídos e menos formais (porém não menos exigentes!). A publicidade é a área responsável por comunicar as ideias, posicionamentos e produtos de uma marca e geralmente depende do trabalho de profissionais com diferentes habilidades, como a escrita, a criação, o pensamento estratégico, entre outros. Para atuar na área você pode fazer uma graduação em Publicidade e Propaganda ou similares, como Marketing, Relações Públicas e Jornalismo.
02/02 – Dia do Agente Fiscal
Como o próprio nome já evidencia, a principal função do Agente Fiscal é fiscalizar. O trabalho, porém, pode acontecer em diferentes áreas. Nos conselhos de regulamentação profissional, o agente fiscal é aquele responsável por fiscalizar a execução do trabalho de outros profissionais. Em órgãos públicos como a Receita Federal e Secretarias da Fazenda, o Agente Fiscal é o responsável pela cobrança de impostos. As melhores vagas são obtidas através de concursos públicos e oportunizam uma boa remuneração. Outro detalhe importante é que nem todas as vagas exigem uma graduação específica, muitas vezes bastando apenas qualquer formação em curso superior. No entanto, vale lembrar que quem for trabalhar na área, vai precisar entender (e dominar muito bem) conteúdos relacionados à profissão, no casos de conselhos reguladores, ou conteúdos relacionados à Contabilidade, no caso de órgãos do fisco.
06/02 – Dia do Agente de Defesa Ambiental
O Agente de Defesa Ambiental é um profissional que pode atuar em diferentes frentes: educacional, empresarial, em órgãos públicos, entre outros. Sua principal função, é claro, é atuar em defesa do meio ambiente e de sua biodiversidade. Aqui também não se faz necessária uma graduação específica: antes de mais nada é preciso acreditar na causa e atuar em prol de maior responsabilidade ambiental na sociedade. No entanto, é comum que biólogos, geógrafos e engenheiros ambientais e florestais ocupem essas posições. No setor privado, estes profissionais podem atuar de forma independente, prestando consultorias para empresas, propondo ações com a sociedade, ou vinculados a empresas que trabalham com análise ambiental, licenciamento, tratamento de resíduos, entre outros. No setor público, os agentes estão presentes nas secretarias de meio ambiente e em entidades como o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio).
16/02 – Dia do Repórter
O repórter é aquele profissional responsável por entender, apurar, checar fatos relevantes e, a partir disso, transformar estas informações em notícias para o público. Estes profissionais atuam em diferentes áreas da comunicação, como na televisão, no rádio, em jornais e em portais de notícias. Para atuar na área, indica-se a formação em Comunicação Social, preferencialmente na área de Jornalismo.