O vínculo entre professor-aluno é fundamental no processo de construção de conhecimento. É por meio dele que os professores conseguem transmitir não só o conteúdo programado das disciplinas, mas também sua bagagem de vivências, o que possibilita aos estudantes se enxergarem enquanto futuros profissionais e aprenderem com as experiências de seus mestres. No Aprendiz Coopeeb, esse processo de construção de vínculo é bastante diverso, respeitando as diferenças e pluralidades de cada turma, já que o Programa atua em várias cidades do Rio Grande do Sul.
Para compreender mais sobre como se dá essa troca entre professores e aprendizes, conversamos com Luciana Alves, professora do Aprendiz Coopeeb, onde é responsável pela disciplina de Contabilidade e Gestão Financeira. Para Luciana, que atua no Aprendiz há três anos, a possibilidade de dar aulas online para aprendizes de outras cidades foi uma oportunidade que enriqueceu sua trajetória enquanto professora: “Minha turma principal é de Porto Alegre, mas com a pandemia eu pude dar aulas também para outras cidades, o que eu digo que foi um divisor de águas na questão da docência. Eu amo de paixão dar aula para o Aprendiz, é algo que me dá muito prazer e a sensação que eu tenho é de que isso é muito agregador não só para mim mas para os alunos também. É muito prazeroso mostrar nosso conhecimento e passar isso para os alunos, tendo o feedback deles. Acho que a palavra que define é Gratidão”, relata.
Sobre o processo de construção de vínculo com os alunos, ela afirma que busca, a cada início de nova turma, conhecer os estudantes, o que fazem e o que desejam fazer enquanto profissionais. Dessa forma, ela destaca que pode tanto direcionar melhor suas aulas, quanto buscar as atualizações necessárias enquanto professora: “Tenho alunos que fazem cursos muito diferentes. Eu sempre procuro saber no primeiro dia de aula o que eles estão cursando e quais as expectativas para o futuro para tentar apoiar eles também nesse caminho. Cada um tem sua história de vida e precisamos respeitar ela, além de também dar espaço para os alunos falarem de si”, conta, destacando também a importância de respeitar as diferentes trajetórias dos estudantes. A professora e contadora frisa ainda a importância de tentar minimizar as hierarquias: “Eu tento me colocar como uma igual em relação a eles, entendendo que eu sempre tenho algo para aprender também. Eles trazem outros pontos de vista”, finaliza.