Bem-vindo ao Blog do

logoAprendiz.png

Data da publicação

Turma de Aprendizes apresenta projetos à comunidade local

No dia 20 de maio, a turma de aprendizes de Sananduva promoveu uma apresentação de projetos que teve a participação de lideranças do poder público local, emissoras de rádio, diretores e gestores de empresas parceiras, além de representantes da COOPEEB.

Nas semanas anteriores, os alunos tiveram como proposta o desenvolvimento de um projeto que contemplasse todas as áreas de um empreendimento. Após alguns debates, ficou definido que a turma trabalharia no planejamento de uma praça de alimentação para o Comercial Cadore, negócio local parceiro do programa Aprendiz COOPEEB.

A proposta foi muito bem recebida pelos estudantes, e na entrevista abaixo o professor responsável, Edison Brambatti, relata a experiência com a turma. Confira:

Como surgiu a ideia de propor a realização do projeto com a turma?

Dentro do Aprendiz COOPEEB, nós procuramos dar uma sequência de trabalho para que os alunos tenham o melhor aproveitamento, tanto na parte teórica quanto na parte prática. No momento, nós estamos trabalhando com a disciplina Linguagem e Comunicação. Ao longo do Programa nós entendemos, conversando com o nosso coordenador Rodrigo, que este seria o momento de nós desenvolvermos uma atividade prática, que estimulasse também a habilidade de comunicação dos estudantes. Por conta disso, na data da apresentação, contamos com a presença dos gestores e diretores das cooperativas onde eles desenvolveram seu projeto, de representantes do Poder Público Municipal, emissoras de rádio, além dos coordenadores da COOPEEB. Então foi um momento deles também aprimorarem a comunicação com o público.

Foram feitas algumas sugestões de projetos, mas eles tiveram muita liberdade de escolha. Depois, foi entendido então que o melhor projeto para ser executado seria o projeto “Lanches”, que consistia no planejamento de uma praça de alimentação para o comercial Cadore – que é uma de nossas empresas cotizadoras, em São João da Urtiga. Nós fotografamos o local, fizemos uma pesquisa sobre o fluxo de pessoas, e a partir de então os alunos tomaram a frente do projeto, que culminou com essa apresentação.

Como foi a recepção no dia da apresentação?

Contamos com a presença de público externo e os diretores das empresas avaliaram positivamente. Inclusive um deles apontou como o projeto contemplava todas as áreas necessárias: financeira, aspectos legais, questões de sustentabilidade – ecológica e financeira. Nós usamos inúmeras ferramentas e aplicativos para também compartilharmos isso com nossos alunos, como o Canva, o 5W2H, o Excel, Análise Swot, ferramentas de cálculo financeiras, etc. Nós tivemos o cuidado de fornecer dados possíveis de serem alcançados – questões financeiras, regionais, de que o produto oferecido se adequasse mesmo com a nossa realidade, mesmo que o projeto fosse fictício.

Como foi trabalhada a questão da sustentabilidade?

Nós procuramos trabalhar essa questão interdisciplinarmente de acordo com cada disciplina. Devido à estrutura física do Comercial Cadore, os alunos perceberam que ele tem uma ótima capacidade de acumular água da chuva. Então um dos alunos estendeu nosso trabalho para todas as instalações, tornando todo o empreendimento da Cadore autossustentável com a captação da água da chuva para uso não potável. Outra sugestão foi a de utilizar telhas transparentes para aproveitar a luz solar, além dos painéis solares para a energia.

Como você avaliou a realização do projeto?

Foi um trabalho maravilhoso, que nos surpreendeu muito pelo empenho dos alunos. Aconteceram situações muito inusitadas, de os alunos se envolverem muito. Geralmente nós precisamos estimular os estudantes para que eles se envolvam e neste projeto aconteceu o contrário: ocorreram situações deles me chamarem na madrugada para tirar dúvidas. Então foi muito legal de observar.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Opções de compartilhamento

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Telegram